Há quem pense que ter um seguro de saúde é o mesmo do que ter um plano de saúde, mas está errado, visto que as diferenças entre o seguro de saúde e o plano de saúde são evidentes, nomeadamente no que respeita às coberturas.

Por isso, é importante conhecer as diferenças entre o seguro de saúde e o plano de saúde para escolher o produto mais adequado às suas necessidades e prioridades.

Se procura coberturas mais abrangentes, como internamentos e cirurgias, subscrever um seguro de saúde é uma ótima ideia, contudo, se lhe basta ter acesso a consultas e a exames básicos, o plano de saúde é uma excelente alternativa.

Mas, além das coberturas,o que diferencia o seguro de saúde do plano de saúde? Quais são as vantagens e desvantagens do seguro de saúde e do plano de saúde?

O SEGURO DE SAÚDE cobre despesas médicas, como exames, consultas, tratamentos, cirurgias e internamentos e o uso fora da rede de prestadores de cuidados de saúde credenciados pode ser reembolsado.

– O contrato do Seguro de Saúde está sujeito às regras da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF).

– O prémio mensal varia em função do sexo, idade, estado de saúde e das coberturas subscritas.

– O uso do produto está sujeito a um período de carência e, por vezes, a limites anuais de uso por tipo de doença ou de tratamento.

Resumindo, oseguro de saúde garante coberturas amplas, acesso a prestadores fora da rede com possibilidade de reembolso, contudo, oprémio mensal é mais alto e o uso do mesmo está sujeito a franquias, período de carência e limites. Além disso, as doenças já existentes são passíveis de exclusão de cobertura.

O PLANO DE SAÚDE concede descontos numa entidade prestadora de cuidados de saúde, mas, geralmente, as coberturas são limitadas a consultas e a exames básicos com preços pré-definidos para serviços na rede credenciada.

– O acordo entre o cliente e a entidade que presta os cuidados de saúde não está sujeita às regras da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF).

– As doenças pré-existentes não são excluídas das coberturas, não há período de carência, franquias, nem limite de uso anual e o custo da mensalidade é fixo, sendo, por norma, mais baixo do que o prémio de um seguro de saúde com coberturas similares.

– O titular do plano de saúde tem acesso a cuidados de saúde na rede credenciada de prestadores a preços reduzidos, mas sem possibilidade de reembolso em caso de uso fora da mesma.

Resumindo, o plano de saúde é mais barato, não possui exclusões, franquias nem períodos de carência, mas as coberturas são restritas e o acesso a serviços fora da rede não é reembolsável.

A missão da PB Seguros é fornecer informações transparentes para o(a) ajudar a tomar decisões informadas e conscientes.

Já consegue distinguir um seguro de saúde de um plano de saúde? E perceber o que faz face às suas necessidades?

Para obter informações concretas sobre seguros de saúde e planos de saúde, fale com a nossa equipa especializada que está pronta para responder a todas as suas perguntas sobre ambos os produtos!

Publicado em
Seguro de Saúde

Post a comment

Your email address will not be published.

Mediação de seguros para empresas e particulares. Encontramos o seguro à sua medida!

Latest Portfolio

Need Any Help? Or Looking For an Agent

Tekna Creative ©2023