Entre em 2022 a praticar uma atividade desportiva!

Este é o momento ideal para se tornar mais ativo e começar a pensar em cuidar do seu corpo. Caminhada, corrida, futebol, ou passeio de bicicleta são hábitos saudáveis que potenciam o bem-estar físico e mental, sobretudo depois de uma época festiva repleta de excessos alimentares.

A prática de uma atividade desportiva é salutar em qualquer idade e por isso a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda uma média de 3 a 5h semanais para os adultos e 60 minutos diários para crianças e adolescentes, pelo menos três vezes por semana.

Nos dias de hoje grande parte da população desempenha atividades profissionais sedentárias, pelo que urge despertar a vontade da prática de atividades desportivas junto de todas as faixas etárias e géneros.

O que vai fazer toda a diferença é tornar a atividade física num hábito e num momento importante do seu dia. Para que isso aconteça, deixamos-lhe algumas dicas:

  1. Marque um objetivo.

Se sentir que tem uma missão irá despertar a sua motivação e empenho. Pode ser participar numa prova de atletismo daqui a uns meses, ou perder peso para o verão.

  1. Desafie os seus amigos.

Fazer uma caminhada em grupo é muito mais divertido e ajudá-lo-á a motivar-se.

  1. Comece num nível fácil.

Se vai começar a correr deve optar por percursos planos e com pisos de terra batida, que são menos agressivos para as articulações e músculos. À medida que vai sentindo maior facilidade num determinado percurso, procure outros mais difíceis, sempre de forma gradual.

  1. Pratique várias atividades.

Apesar de ter um foco, às vezes é necessário introduzir desportos alternativos para variar as sessões e aliviar o impacto que a atividade rotineira provoca no seu corpo.

  1. Equipamento à mão.

Se se desloca diariamente de carro, poderá ter sempre um saco com equipamento, pois muitas vezes surgem ocasiões que lhe permitem rentabilizar o tempo para a prática desportiva em locais diferentes.

  1. Aquecimento e alongamento.

Antes de cada treino deve aquecer as articulações da bacia, joelhos e tornozelos com movimentos lentos e circulares. No final da atividade também deverá realizar alongamentos.

  1. Atividades desportivas

Qualquer atividade física pode acarretar riscos, pelo que poderá fazer um seguro de acidentes pessoais, garantindo o pagamento de indemnização em caso de invalidez permanente e de despesas em caso de acidente durante a prática da atividade desportiva.

  1. Bem-estar.

O bem-estar associado à prática desportiva tem vindo a ser explorado por diversos autores. Surge uma tendência contemporânea para a realização de exercício físico, não só com carácter desportivo e competitivo, mas também que proporcione prazer e satisfação.

«Quatro a cinco milhões de mortes por ano poderiam ser evitadas se a população global fosse mais fisicamente ativa», segundo a OMS. Posto isto, todo o movimento conta!

Solicite hoje uma simulação do seu seguro de acidentes pessoais e garanta sua proteção em cada passo que dá.

Get a Free Quote Today!